Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

OE2020: "Precisamos de fazer crescer a produtividade da nossa economia"

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, disse hoje que é preciso "fazer crescer a produtividade" da economia e que tal "depende de investimento".

OE2020: "Precisamos de fazer crescer a produtividade da nossa economia"
Notícias ao Minuto

17:23 - 16/01/20 por Lusa

Economia Siza Vieira

"Nós estamos a crescer suportados no crescimento e isso acontece no contexto de desendividamento da nossa economia", afirmou o governante, que falava na audição conjunta com a Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, em Lisboa.

Destacando que a autonomia das empresas não financeiras atingiu o novo máximo de 38,4%, segundo dados do Banco de Portugal, divulgados hoje, Pedro Siza Vieira sublinhou, no entanto, que é preciso "fazer crescer a produtividade da economia" e que isso "depende de investimento".

O governante apontou, ainda, a competitividade das empresas portuguesas e dos rendimentos do trabalho como fatores "críticos" para a retenção do talento no país e que, "parte disso é conseguido com aquilo que no Orçamento do Estado (OE) se dirige à fiscalidade das empresas"

Questionado pelo deputado do PSD Afonso Oliveira sobre o aumento da carga fiscal previsto no OE para 2020, Siza Vieira considerou que esta é uma "questão francamente esgotada".

"Neste momento, o país tem uma situação financeira sólida. Assim possamos nós, senhor deputado, ter a capacidade de execução dos projetos para que temos dinheiro disponível", defendeu o ministro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório