Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Entrada da Merlin na bolsa de Lisboa pode abrir caminho a novas cotadas

A admissão da sociedade de gestão de imobiliário espanhola Merlin Properties na bolsa de Lisboa poderá abrir caminho para que outras empresas avancem, disse hoje a presidente da Euronext Lisbon, Isabel Ucha.

Entrada da Merlin na bolsa de Lisboa pode abrir caminho a novas cotadas
Notícias ao Minuto

20:32 - 14/01/20 por Lusa

Economia Euronext

Falando na abertura da cerimónia de lançamento da admissão da Merlin Properties na bolsa de Lisboa, cujas ações começam a ser negociadas a partir da sessão desta quarta-feira, dia 15 de janeiro, Isabel Ucha referiu que o regime das sociedades de investimento de gestão imobiliária (SIGI) "tem gerado bastante interesse", considerando que o passo dado pela espanhola "abre caminho" à entradas de novas cotadas.

Cotada em Espanha, a Merlin Properties chega à bolsa de Lisboa através de 'dual listing' -- o que significa que as ações negociadas em Espanha são as mesmas que passam a negociar na praça lisboeta --, sendo a primeira sociedade de investimento imobiliário a faze-lo.

Depois da entrada na bolsa de Lisboa, que já tinha sido sinalizada por responsáveis da Merlin em outubro e que foi oficializada através de uma comunicação ao mercado em 09 de janeiro, o próximo passo é integrar o PSI20, o principal índice da bolsa de Lisboa.

Salientando que não existe qualquer regra que impeça uma empresa em 'dual listing' de entrar no principal índice bolsista nacional, o PSI20, Isabel Ucha precisou que esta avaliação é feita tendo em conta a capitalização bolsista e a liquidez.

Tendo em conta critérios como o da liquidez, precisou, a entrada no PSI20 estará, assim, dependente do interesse dos investidores e do número de transações que se venha a realizar durante o período que será considerado nesta avaliação.

A Merlin Properties detém uma carteira de ativos de cerca de mil milhões de euros em Portugal que inclui vários edifícios de escritórios, a plataforma logística de Lisboa Norte e dois espaços comerciais, incluindo o Almada Fórum e o Monumental.

A Merlin é a maior empresa imobiliária cotada na bolsa espanhola, com uma capitalização aproximada de 6.000 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório