Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 28º

Centeno apresenta OE2020 na AR: "O país não se pode cansar de cumprir"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, apresenta, esta segunda-feira, a proposta do Orçamento do Estado para 2020 no Parlamento.

Centeno apresenta OE2020 na AR: "O país não se pode cansar de cumprir"
Notícias ao Minuto

09:21 - 06/01/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Centeno

"O país não se pode cansar de cumprir", disse o ministro das Finanças, Mário Centeno, esta segunda-feira, durante a primeira audição parlamentar sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). Numa apresentação sobre o documento, que durou 17 minutos, o governante garantiu que este ano "todas as prestações sociais são melhoradas"

Sobre a situação atual do país, Centeno destaca três metas alcançadas: Portugal está no grupo dos "países cumpridores da Europa"; está no "grupo de países que atingem os objetivos de médio prazo" e, ainda, que o país "mantém a evolução da dívida pública em trajetória descendente". 

Com o OE2020, "deixámos finalmente de nos endividar (...) este é o melhor tributo que podemos deixar aos jovens", adiantou ainda o ministro das Finanças. 

E mais, uma das garantias deixadas pelo ministro é que "em 2020 todas as prestações sociais são melhoradas. Todas, sem exceção, num esforço financeiro que supera os 300 milhões de euros", garante o ministro das Finanças. 

Ainda durante a tarde desta segunda-feira, pelas 16h00, decorre a audição da ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

No domingo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que aguarda "serenamente" a fase da generalidade do OE2020, que decorre esta semana no Parlamento, reiterando que não está preocupado com a passagem do documento.

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 foi entregue pelo Governo no Parlamento no dia 16 de dezembro e começará a ser debatida em plenário, na generalidade, nos dias 9 e 10 de janeiro, estando a votação final global prevista para 6 de fevereiro.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório