Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

UTAO: Centeno terá ocultado receitas no valor de 255 milhões no OE2020

A ser contabilizado este valor, o excedente poderia ser ainda maior. Porém, esta pode ser uma margem de manobra por parte do Executivo de António Costa para as negociações do OE2020 com os partidos.

UTAO: Centeno terá ocultado receitas no valor de 255 milhões no OE2020
Notícias ao Minuto

08:36 - 06/01/20 por Notícias ao Minuto

Economia UTAO

Uma análise preliminar da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) à proposta do Orçamento do Estado para 2020 revela que o ministro das Finanças, Mário Centeno, poderá ter omitido receitas no valor de 255 milhões de euros. Caso fosse contabilizado este valor, o excedente seria ainda mais elevado

De acordo com a RTP, que teve acesso ao documento de análise realizado pela UTAO, os técnicos do Parlamento consideram que o "saldo orçamental previsto para 2020 (...) poderá estar subavaliado no montante de 255 milhões de euros".

Ao contabilizar este valor, o excedente seria maior, de 0,3%, face às atuais estimativas de 0,2% do Governo, de acordo com o mesmo documento. 

"A UTAO não concorda com a omissão de efeitos na receita das Administrações Públicas em 2020 decorrentes da implementação das medidas antigas para a política remuneratória dos trabalhadores deste setor", pode ler-se no documento, citado pelo canal público de televisão. 

Esta diferença poderá ser usada como 'margem de manobra', por parte de Centeno, para as negociações com os partidos sem colocar em causa o saldo orçamental

As audições parlamentares sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2020 arrancam hoje, com as presenças na Assembleia da República dos ministros das Finanças, Mário Centeno, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório