Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

PSI20 segue negativo com ações da Galp a pressionarem negociações

A bolsa de Lisboa seguia em terreno negativo, mantendo a tendência da abertura e em linha com as congéneres europeias, com as ações da Galp a pressionarem as negociações.

PSI20 segue negativo com ações da Galp a pressionarem negociações
Notícias ao Minuto

09:24 - 30/12/19 por Lusa

Economia PSI20

Pelas 08h45 (hora em Lisboa), o principal índice, o PSI20, seguia a recuar 0,03% para 5.267,68 pontos, com oito ações em alta, oito ações em baixa e duas inalteradas.

Do lado das perdas, as ações que mais cediam eram as da Galp Energia, ao recuarem 0,82% para 15,08 euros, seguidas das dos CTT, que baixavam 0,56% para 3,18 euros.

A EDP seguia também em baixa de 0,49% para 3,88 euros e a Jerónimo Martins recuava 0,17% para 15,02 euros.

Do lado dos ganhos, o destaque é da Ibersol e EDP Renováveis, que avançavam 2% e 0,76% para 8,16 euros e 10,58 euros, respetivamente.

O BCP seguia em alta de 0,76% para 0,20 euros, evitando maiores perdas do índice.

Lisboa seguia alinhada com a tendência das principais bolsas europeias, que estavam hoje em baixa, numa semana mais curta do que habitual, marcada pelas comemorações do Ano Novo e que se prevê com baixa liquidez.

De acordo com o analista da XTB, André Pires, no fim de semana os EUA bombardearam cinco posições de uma milícia apoiada pelo Irão, na Síria e no Iraque, em resposta aos ataques que vitimaram um americano e em resultado, o preço do petróleo disparou para máximos de três meses, apesar das garantias dadas pelo Iraque de que as exportações não seriam afetadas.

As bolsas asiáticas, por sua vez, não apresentaram tendência definida, com os investidores a aguardarem maiores garantias de que um acordo comercial seja assinado, sinaliza.

"As bolsas europeias abriram no vermelho, contagiadas por esse sentimento e também em resultado do efeito das festividades de fim de ano, numa semana que é mais curta e em que muitos investidores estarão inativos", refere.

No mercado de matérias-primas, o preço do crude Brent - de referência na Europa - subia até aos 66,98 dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório