A Endesa garantirá o emprego dos funcionários das duas centrais -- 174 trabalhadores de As Pontes e 113 de Carboneras -- através de um processo de realocação, medidas de formação e participação nas tarefas de desmantelamento, avança a EFE.
A empresa garante que a "modificação profunda" das condições do mercado devido ao aumento dos direitos de emissão de CO2 e a queda "significativa" no preço do gás reduziram a competitividade dessas centrais, sem que existam perspetivas de melhoria no futuro.
Já em setembro, a Endesa tinha avançado ao mercado a decisão de cessar a atividade nas duas centrais.
A empresa avaliou algumas alternativas para manter as centrais em funcionamento através da utilização de biomassa, mas os resultados não foram satisfatórios do ponto de vista técnico, ambiental e económico.