Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Frente Comum considera proposta de aumentos um "insulto" à função pública

A dirigente da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública Ana Avoila considerou hoje que a proposta do Governo de aumentos salariais para 2020 em linha com a inflação "é um insulto" aos trabalhadores.

Frente Comum considera proposta de aumentos um "insulto" à função pública
Notícias ao Minuto

21:23 - 11/12/19 por Lusa

Economia OE2020

"O que está em cima da mesa é uma proposta de aumentos para os trabalhadores da administração pública de acordo com a inflação verificada em dezembro que pode ser de 0,3% ou 0,4%, ou seja, de 2 euros para os assistentes operacionais por mês, oito cêntimos por dia", disse Ana Avoila, considerando que "isto é um insulto aos trabalhadores".

A sindicalista falava à saída de uma reunião com os secretários de Estado do Orçamento, João Leão, e da Administração Pública, José Couto sobre as matérias que poderão constar no Orçamento do Estado para 2020 para os trabalhadores do Estado.

"Não abdicamos de propor os 90 euros para todos os trabalhadores porque para ficarem [com salários] iguais a 2009 tinham de ter em média 133 euros de aumento", frisou Ana Avoila em declarações aos jornalistas.

O Governo afirma que um aumento em linha com a inflação em 2020, somado ao descongelamento das carreiras dos últimos anos, implicará em 2020 um acréscimo da despesa com pessoal de 3,2%, uma posição que mereceu duras críticas de Ana Avoila.

"Podemos chamar-lhes mentirosos porque é isso que temos de lhes chamar", afirmou a líder da Frente Comum.

Para Ana Avoila, o Governo está a fazer "malabarismo em números juntando custos de trabalho que é obrigado a ter para passar para a opinião pública que vai dar aumentos aos trabalhadores da administração pública de x%, quando não é verdade".

Já a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues, disse que na reunião o Governo adiantou que os aumentos salariais terão por base a inflação que se irá verificar no final do ano, sem adiantar valores.

"Foi-nos dito que temos de esperar pelo final do ano", afirmou Helena Rodrigues.

Antes, enquanto decorriam as negociações com os sindicatos, o Ministério das Finanças divulgou um comunicado onde esclarecia que os aumentos salariais para a função pública no próximo ano terão por base "a taxa de inflação observada até novembro de 2019, de 0,3% para todos os trabalhadores".

O esclarecimento das Finanças surgiu depois de o dirigente da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap), José Abraão, ter adiantado aos jornalistas que, na reunião desta tarde com o Governo, o executivo tinha apresentado uma proposta de aumentos salariais que teria em conta a fórmula das pensões, apontando para uma atualização diferenciada em 2020 que podia ir até 0,7%.

Por sua vez, o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, disse aos jornalistas, à margem da reunião com os sindicatos, que o aumento no próximo ano será em linha com a inflação e que a atualização terá um impacto orçamental entre 60 e 70 milhões de euros.

Com o aumento da tabela salarial em 2020, o aumento médio da despesa com pessoal ascenderá assim a 3,2%, tendo em conta o descongelamento de carreiras dos últimos anos, adiantou João Leão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório