Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Agência Bancária Europeia faz testes de sobre alterações climáticas

A Agência Bancária Europeia (EBA) planeia submeter as entidades financeiras europeias a um teste sobre as alterações climáticas para avaliar potenciais vulnerabilidades em função dos diferentes cenários económicos.

Agência Bancária Europeia faz testes de sobre alterações climáticas
Notícias ao Minuto

11:53 - 06/12/19 por Lusa

Economia Agência

No plano de ação sobre finanças sustentáveis, a EBA afirma que, como primeiro passo, na segunda metade de 2020 poderá fazer-se uma análise de impacto de riscos climáticos com uma amostra de bancos voluntários.

Aquele exercício focar-se-ia nas ameaças que apresenta a transição para uma economia sustentável e consideraria um horizonte a mais longo prazo para obter uma primeira estimativa da exposição verde dos bancos, ou seja, dos investimentos destas instituições na luta contra as alterações climáticas.

A intenção é gerar metodologias comuns para avaliar o efeito de diferentes cenários económicos tendo em conta os riscos derivados de circunstâncias ambientais adversas ou de mudanças na política climática.

Com o plano de ação, a EBA pretende comunicar mensagens chave sobre a sua própria atividade na matéria e sobre o que pode esperar dos bancos na evolução para um sistema financeiro mais sustentável na União Europeia (UE).

A agência pede às entidades financeiras para atuarem agora para incorporar fatores de governança social e ambiental na estratégia de negócios.

A EBA tenciona assim elaborar relatórios, pautas e modelos técnicos e incorporar aqueles fatores no seu trabalho de análise de risco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório