Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marques Mendes diz que Centeno perdeu poder. "É um ministro a prazo"

O comentador considera que o facto de as divergências do OE2020 estarem a ser discutidas na praça pública revelam que o ministro das Finanças perdeu poder. E até vê um motivo.

Marques Mendes diz que Centeno perdeu poder. "É um ministro a prazo"
Notícias ao Minuto

08:13 - 02/12/19 por Notícias ao Minuto

Economia Marques Mendes

A duas semanas da apresentação do Orçamento do Estado para o próximo ano, várias são as notícias que dão conta do mau estar dentro do Governo relativamente às negociações sobre o documento. O comentador da SIC Luís Marques Mendes acredita que o ministro das Finanças, Mário Centeno, perdeu poder e que isso está relacionado com o facto de o mesmo poder estar de saída. 

"Nos anos anteriores podiam haver divergências públicas entre os parceiros, mas dentro do Governo era coesão total. Isto demonstra três coisas: a primeira é que há mau estar dentro do Governo, segundo que há perda de coesão entre os ministros e em terceiro lugar que há colisão entre o primeiro-ministro e o ministro das Finanças", disse Marques Mendes, no seu espaço de comentário habitual da antena da SIC, no domingo à noite. 

De acordo com o comentador, esta perda de autoridade está relacionada com o facto de Centeno estar de saída de Governo - uma questão que, aliás, já não é nova e já vem sendo falada. 

"Isto é uma novidade. E uma má novidade. É mau para o ministro das Finanças, porque demonstra que Mário Centeno não tem hoje dentro do Governo a autoridade que tinha no passado, que os seus colegas [ministros] já não o respeitam como respeitavam anteriormente. E eu acho que isto tem uma explicação, é que ele é um ministro a prazo, ele está de saída", referiu Marques Mendes. 

O prazo apontado pelo Governo revela que o documento do Orçamento do Estado para o próximo ano será entregue no dia 16 de dezembro no Parlamento. O documento será depois discutido na Assembleia da República na generalidade em 9 e 10 de janeiro, com votação final global marcada para 7 de fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório