Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Finanças destacam que PIB cresce há 22 trimestres consecutivos

O Ministério das Finanças afirma hoje que o crescimento económico no terceiro trimestre se manteve "resiliente", frisando que a economia cresceu pelo 22.º trimestre consecutivo, mantendo a expansão de 1,9% registado no trimestre anterior, em termos homólogos.

Finanças destacam que PIB cresce há 22 trimestres consecutivos
Notícias ao Minuto

11:55 - 14/11/19 por Lusa

Economia Finanças

>"A"A economia portuguesa cresceu pelo 22.º trimestre consecutivo, mantendo, na comparação homóloga [ou seja, face ao mesmo período do ano passado], a mesma dinâmica de crescimento registada no trimestre anterior", de 1,9%, afirma o ministério liderado por Mário Centeno, em reação à estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE revelou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, o mesmo ritmo de crescimento registado entre abril e junho.

Já na comparação com os três meses anteriores, o PIB cresceu 0,3% no terceiro trimestre, metade da expansão de 0,6% registada quer no segundo quer no primeiro trimestre.

No comunicado hoje divulgado, as Finanças indicam que a expansão do PIB no terceiro trimestre em termos homólogos (1,9%) ultrapassou "uma vez mais o crescimento da área do euro e da União Europeia, respetivamente 1,1% e 1,4%".

"Portugal reforça assim a trajetória de convergência face à Europa que perdura já há mais de dois anos e manifesta resiliência relativamente à degradação do ambiente macroeconómico externo que tem marcado os trimestres mais recentes", indicam as Finanças.

O ministério tutelado por Centeno diz ainda que "o crescimento do PIB continua a ser pautado pelo crescimento do emprego e pela redução do desemprego", acrescentando que, no terceiro trimestre de 2019, foram criados mais 45 mil empregos, um aumento de 0,9% na comparação com o terceiro trimestre de 2018.

Já o número de desempregados diminuiu em cerca de 29,3 mil, correspondente a uma redução da taxa de desemprego em 0,6 pontos percentuais no terceiro trimestre para 6,1%, "o menor valor desde 2003".

As Finanças indicam ainda que "a recuperação do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas são pilares fundamentais para a atual dinâmica da economia portuguesa e bases sólidas para a sua evolução futura".

O Governo prevê que o PIB cresça 1,9% este ano, a mesma estimativa do Fundo Monetário Internacional e do Conselho das Finanças Públicas.

Na semana passada, a Comissão Europeia melhorou em três décimas a previsão de crescimento económico de Portugal para 2% este ano, uma décima acima do esperado pelo Governo (1,9%), alinhando com a estimativa do Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório