Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Angola inicia em 2020 recenseamento na área da agropecuária e piscatória

O Recenseamento Agropecuário e Pescas (RAPP) de Angola arranca em fevereiro de 2020, processo que conta com 25 milhões de dólares do Banco Mundial (BM) e apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura (FAO).

Angola inicia em 2020 recenseamento na área da agropecuária e piscatória
Notícias ao Minuto

16:45 - 01/11/19 por Lusa

Economia Angola

Segundo o coordenador-adjunto do RAPP, Anderson Jerónimo, a operação terá a duração de dez meses e será executado por mais de 800 recenseadores.

O RAPP tem a coordenação do Instituto Nacional de Estatística (INE), coadjuvado pelos Ministérios da Agricultura e Florestas e das Pescas e do Mar.

Anderson Jerónimo referiu que o censo vai permitir recolher informação, inexistente até ao momento, sobre a malha produtiva e piscatória de Angola.

"Este ato marca uma fase importante, em que o país está a relançar a produção nacional, onde diversos operadores privados, estrangeiros, e demais precisam de informação para fazer os seus planos de negócio", referiu o responsável em declarações emitidas hoje pela rádio pública angolana.

Segundo Anderson Jerónimo, os dados a serem recolhidos são importantes também para instituições de ensino e aquelas com interesse a nível do relançamento da produção, tendo em conta que "precisam de números fiáveis, com maior detalhe possível, para produzir os documentos que podem melhorar a elaboração dos planos, as estratégias e ainda permitir o maior controlo e aplicação da política pública".

Antecedeu o censo que arranca em fevereiro de 2020, uma experiência piloto nas províncias do Uíje, Cuanza Sul, Moxico, Benguela e Cunene, que permitiu fazer o diagnóstico da situação e precaver eventuais falhas durante o processo real.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório