Um terço dos portugueses prepara a reforma e o método mais utilizado é o depósito numa conta a prazo, de acordo com os dados do Observador Cetelem Literacia Financeira 2019. A preocupação dos portugueses com a reforma aumentou 7%em comparação com o ano anterior.
"O envelhecimento da população portuguesa, fruto de vários progressos, como a melhoria da qualidade de vida, resultou também na redução acentuada da população ativa. Com este aumento da idade da reforma, parece ter aumentado também a preocupação dos portugueses com este período da vida", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
De acordo com os dados do Observador Cetelem Literacia Financeira, 34% dos inquiridos preparam este período (mais 7% que no ano passado), principalmente através de Contas a Prazo (16%) e Planos de Poupança Reforma (8%).
Numa análise mais detalhada, é possível perceber que os inquiridos que mais se preparam para esta fase da vida têm entre 25 e 34 anos (43%) e entre 35 e 54 anos (42%), com residência na região Centro (41%). As contas a prazo são o método preferido dos inquiridos entre os 25 e os 34 anos (24%). Enquanto o PPR, é a eleição dos inquiridos entre 35 e os 44 anos (14%).