No boletim sobre o mercado liberalizado do gás natural de junho, a ERSE acrescenta que o número de clientes deste segmento registou um crescimento líquido de 3,7 mil clientes face a maio.
Por sua vez, permanecem no mercado regulado 275 mil clientes abastecidos pelo comercializador de último recurso (CUR), que estão "esmagadoramente concentrados" nas pequenas e médias empresas (PME) e residenciais.
"O consumo no mercado livre representava, em junho, 97,5% do consumo total registado em Portugal continental", indica ainda o regulador.
De acordo com a ERSE, "a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (62%), enquanto a EDP Comercial continua a liderar em número de clientes (54%), apesar da quebra registada desde março de 2018".
"A Galp manteve a sua liderança nos segmentos de clientes industriais (58%) e de grandes consumidores (66%), mantendo a sua quota no segmento dos grandes consumidores e um aumento no segmento dos clientes industriais".
Já a EDP "mantém a liderança nos segmentos das PME (48%) e residencial (53%), apresentando uma redução de respetivamente 0,9 e de 0,5 pontos percentuais, no mês de junho", refere o regulador.