Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Mercado livre do gás natural cresce 4,4% e atinge 1,2 milhões de clientes

O mercado liberalizado de gás natural atingiu 1,22 milhões de clientes entre junho de 2018 e junho de 2019, um aumento de 4,4% no período de um ano, revelou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Mercado livre do gás natural cresce 4,4% e atinge 1,2 milhões de clientes
Notícias ao Minuto

16:53 - 10/10/19 por Lusa

Economia ERSE

No boletim sobre o mercado liberalizado do gás natural de junho, a ERSE acrescenta que o número de clientes deste segmento registou um crescimento líquido de 3,7 mil clientes face a maio.

Por sua vez, permanecem no mercado regulado 275 mil clientes abastecidos pelo comercializador de último recurso (CUR), que estão "esmagadoramente concentrados" nas pequenas e médias empresas (PME) e residenciais.

"O consumo no mercado livre representava, em junho, 97,5% do consumo total registado em Portugal continental", indica ainda o regulador.

De acordo com a ERSE, "a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (62%), enquanto a EDP Comercial continua a liderar em número de clientes (54%), apesar da quebra registada desde março de 2018".

"A Galp manteve a sua liderança nos segmentos de clientes industriais (58%) e de grandes consumidores (66%), mantendo a sua quota no segmento dos grandes consumidores e um aumento no segmento dos clientes industriais".

Já a EDP "mantém a liderança nos segmentos das PME (48%) e residencial (53%), apresentando uma redução de respetivamente 0,9 e de 0,5 pontos percentuais, no mês de junho", refere o regulador.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório