Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

A partir de agora, pode pagar o IVA até ao dia 15 de cada mês

A medida consta de um decreto-dei publicado em Diário da República. Assim, os contribuintes 'ganham' cinco dias para proceder ao pagamento do respetivo imposto.

A partir de agora, pode pagar o IVA até ao dia 15 de cada mês
Notícias ao Minuto

08:54 - 10/10/19 por Notícias ao Minuto

Economia IVA

O prazo para pagar o IVA era até dia 10 de cada mês, mas a partir de agora os contribuintes 'ganham' mais cinco dias para proceder ao pagamento. Ou seja, têm até dia 15 de cada mês para pagar o respetivo imposto, de acordo com o diploma publicado em Diário da República

A lei em causa, publicada em Diário da República em 18 de setembro, que altera diversos códigos fiscais, foi promulgada em agosto pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O diploma procede a um conjunto de alterações a vários códigos fiscais, onde se inclui o alargamento do prazo de pagamento do IVA em cinco dias, permitindo assim aos agentes económicos a opção pelo débito direto, à semelhança do que já acontece com outros impostos, e aos contribuintes abrangidos pelo regime mensal entregar o imposto até ao dia 15 do segundo mês seguinte ao que respeitam as operações.

Por sua vez, os contribuintes enquadrados no regime trimestral passam a poder entregar o imposto até ao dia 20 do segundo mês seguinte ao trimestre do ano a que respeitam as operações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório