"Como temos ouvido a partir de Nova Iorque, o combate das alterações climáticas é um desafio global", frisou António Costa, em frente à Câmara Municipal do Barreiro, distrito de Setúbal, acompanhado pela secretária-geral do partido e cabeça de lista por Setúbal, Ana Catarina Mendes, pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que é natural do Barreiro, e pelo presidente daquela autarquia socialista, Frederico Rosa.
Costa acrescentou que a luta contra as alterações climáticas "só se ganha com ação local", sendo, por isso, necessário "mudar o paradigma da mobilidade" em Portugal.
O secretário-geral socialista aproveitou a manhã para viajar a bordo de um dos novos autocarros que circulam no Barreiro, seguindo para uma viagem entre as estações de Coina e do Pragal numa das novas composições da Fertagus.
O candidato lembrou o lançamento dos concursos para renovação da frota de transportes públicos, em 2016 e 2018, como um passo em frente para "controlar a tempo e horas o que é controlável nestas alterações climáticas".
Estes concursos permitiram adquirir "um total de 700 novos autocarros" para os "serviços de transporte de todo o país", uma medida que Costa destacou como sendo importante, uma vez que os automóveis são responsáveis por "25% das emissões [de dióxido de carbono]" por ano.
Do número total de veículos para renovar as frotas de transportes públicos, 60 têm como destino o Barreio e metade já circula nas ruas, garantiram o secretário-geral do PS e o o autarca do Barreiro.
"[O investimento nos transportes públicos] só na Área Metropolitana de Lisboa (AML) permitiu aumentar em 30% o número de pessoas que usam o transporte público", sublinhou, elencando que o reforço na oferta tem de fazer face à "nova procura".