Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Semapa anuncia medidas para igualdade de género a implementar até 2021

A Semapa divulgou hoje o seu plano para a igualdade de género, que inclui medidas para garantir o gozo das licenças de parentalidade e conciliação da vida profissional com a familiar, a implementar nos próximos dois anos, sobretudo 2020.

Semapa anuncia medidas para igualdade de género a implementar até 2021
Notícias ao Minuto

20:24 - 19/09/19 por Lusa

Economia Semapa

As medidas a implementar visam o cumprimento de uma nova obrigação legal das empresas cotadas em bolsa.

Mas a Semapa indica, em comunicado enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que "mais do que o cumprimento de uma obrigação legal, a prossecução de medidas que visem garantir a igualdade entre mulheres e homens é um desígnio essencial de uma gestão socialmente responsável e contribui para um melhor desempenho organizacional e para o desenvolvimento e atracção de talento".

Do plano para a igualdade da Semapa constam, nomeadamente, medidas para garantir o direito ao gozo das licenças de parentalidade pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras e que promovam a conciliação da vida profissional com a vida familiar.

É também objetivo da Semapa "promover uma cultura de igualdade entre mulheres e homens no local de trabalho, favorecendo práticas de gestão e de trabalho consonantes", assim como medidas destinadas a "contrariar barreiras estruturais à igualdade entre mulheres e homens e contribuir para um maior equilíbrio" entre os dois géneros na empresa.

A Semapa adianta que o plano "é um documento evolutivo", que será revisto e aprovado anualmente, prevendo a constituição de um Grupo de Trabalho para a Igualdade.

"A implementação e execução do plano para a igualdade da Semapa, bem como a garantia de disponibilização dos meios necessários, serão da responsabilidade da Comissão Executiva e da área de Recursos Humanos, que, com o apoio "Grupo de Trabalho para a Igualdade" (...), irão monitorizar o cumprimento das medidas e metas definidas e rever anualmente o plano, identificando potenciais melhorias bem como novas medidas a implementar", indica o comunicado enviado à CMVM.

A elaboração de planos para a igualdade está prevista na lei que definiu as quotas de géneros nas administrações das empresas públicas e das cotadas em bolsa, que entrou em vigor em agosto de 2017.

Já em junho deste ano, o Governo publicou um despacho normativo no qual estabelece que os planos para a igualdade relativos a cada ano devem ser comunicados anualmente até 15 de setembro do ano anterior a que dizem respeito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório