Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Ações da Cofina e dona da TVI suspensas. Decorrem negociações "intensas"

As ações da Cofina e da Media Capital estão suspensas, esta terça-feira, numa altura em que decorrem negociações entre as duas partes.

Ações da Cofina e dona da TVI suspensas. Decorrem negociações "intensas"
Notícias ao Minuto

08:21 - 17/09/19 por Notícias ao Minuto

Economia Cofina/Media Capital

As ações da Cofina e da Media Capital estão suspensas, esta terça-feira, numa altura em que decorrem as negociações para compra da Media Capital pela Cofina, como é possível verificar pelo site da Euronext. Em comunicado, a Cofina confirmou que estão a decorrer "negociações aprofundadas com a Prisa", que é dona da Media Capital. 

"A Cofina informa que decorrem atualmente negociações aprofundadas com a Prisa, que se têm desenvolvido de forma muito intensa nas últimas horas, no sentido de alcançar um acordo para a aquisição pela Cofina da Media Capital", pode ler-se no comunicado enviado à CMVM

Numa nota divulgada na sua página da internet, a CMVM diz que aguarda "a divulgação de informação relevante ao mercado".

Depois de o Expresso ter dado conta das negociações, no dia 14 de agosto, a Cofina confirmou que estava a negociar com a Prisa a compra da Media Capital. No dia seguinte foi a vez da empresa espanhola confirmar estar em negociações em regime de exclusividade com a empresa que detém o Correio da Manhã.

No dia 16 de agosto, a Cofina adiantou estar a negociar com a Prisa a aquisição da Vertix, que detém 94,69% da Media Capital, admitindo lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a dona da TVI.

No mesmo dia, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifestou-se "preocupado" com o impacto de uma eventual compra da Media Capital pela Cofina, "nomeadamente no que respeita à concentração dos 'media'" e à manutenção dos postos de trabalho.

"A excessiva concentração dos 'media' tem repercussões ao nível da pluralidade e qualidade da informação e, nesse sentido, o SJ considera que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social tem de se pronunciar rapidamente sobre o negócio em curso", refere o sindicato, em comunicado.

Cofina detém Correio da Manhã, CM TV, Sábado, Record, Jornal de Negócios, entre outros.

Por sua vez, a Media Capital detém os canais TVI, a rádio Comercial, entre outros meios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório