Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

S&P revê de "estável" para "positiva" perspetiva sobre rating de Portugal

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) reviu hoje de "estável" para "positiva" a sua perspetiva sobre o 'rating' (avaliação) de Portugal.

S&P revê de "estável" para "positiva" perspetiva sobre rating de Portugal
Notícias ao Minuto

21:23 - 13/09/19 por Lusa

Economia Rating

"A S&P reviu o 'outlook' de Portugal de 'estável' para 'positivo'", lê-se no comunicado da agência de rating.

No documento, a agência destacou a resiliência da economia nacional e a melhoria do custo associado à dívida externa.

No entanto, esta agência manteve o 'rating' da dívida portuguesa de longo prazo em "BBB".

Em 15 de março, a S&P tinha subido o 'rating' de Portugal de 'BBB-' para 'BBB', dois níveis acima do grau de investimento especulativo, com perspetiva estável.

Então, a S&P adiantou que podia melhorar a sua avaliação de Portugal se a economia gerasse maiores excedentes e apresentasse um crescimento superior aos principais parceiros.

Mas alertou, igualmente, que podia descer o 'rating' de Portugal "se os recentes progressos na redução da dívida pública em percentagem do PIB [Produto Interno Bruto] estagnarem ou as autoridades reverterem reformas passadas que beneficiaram a flexibilidade do mercado produtivo e do trabalho em Portugal".

Hoje, a agência vem basear a revisão da perspetiva em fatores como a avaliação de que o resultado das eleições legislativas não vai alterar a política orçamental.

"As eleições estão agendadas para o dia 06 de outubro. As recentes sondagens sugerem que os socialistas devem continuar a ser o partido [com mais votos], o que implica continuidade política", referiu.

Desta forma, a agência de notação financeira Standard & Poor's antecipa que "o Governo vai esforçar-se para garantir excedentes primários não interiores a 3% do PIB, garantindo assim uma queda constante do rácio da dívida face ao PIB durante o horizonte compreendido entre 2019 e 2022".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório