Meteorologia

  • 17 SETEMBRO 2019
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

No dia da grávida, saiba se pode ter direito a este apoio

Conheça as condições para ter acesso ao abono de família pré-natal.

No dia da grávida, saiba se pode ter direito a este apoio

Esta segunda-feira comemora-se o dia da grávida e, se é o seu caso, saiba que pode ter direito a receber um subsídio, uma espécie de prestação pré-natal atribuída pela Segurança Social. Existem, porém, algumas condições para ter acesso a este apoio. 

No fundo, trata-se de uma "prestação atribuída à mulher grávida a partir da 13.ª semana de gestação, que visa incentivar a maternidade através da compensação dos encargos acrescidos durante o período de gravidez", pode ler-se na página da Segurança Social. 

Existem, no entanto, condições para aceder a esta prestação: a mulher grávida tem de ter atingido a 13.ª semana de gestação, ser residente em Portugal ou equiparado a residente e ter o rendimento de referência igual ou inferior ao valor estabelecido para o 3.º escalão de rendimentos (igual ou inferior a 1,5xIASx14).

De recordar que, este ano, o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) em 2019 é de 435,76 euros, de acordo com a Segurança Social. 

Mas há mais. "O requerente e o seu agregado familiar, à data do requerimento, não podem ter património mobiliário (depósitos bancários, acções, obrigações, certificados de aforro, títulos de participação e unidades de participação em instituições de investimento coletivo) no valor superior a 104.582,40 euros que corresponde a 240xIAS". 

Este abono pré-natal pode ser pedido pela grávida, ou em seu nome, através da Segurança Social Direta ou através do formulário Mod.RP5045-DGSS, que deve ser apresentado nos serviços de atendimento da Segurança Social ou nas lojas do cidadão.

Pode consultar mais informações sobre este apoio através deste link

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório