Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Dívida pública afunda para 246,9 mil milhões em junho

Valor da dívida pública baixou mais de cinco mil milhões de euros em comparação com maio, mês em que atingiu um valor recorde.

Dívida pública afunda para 246,9 mil milhões em junho
Notícias ao Minuto

10:51 - 01/08/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Dívida pública

A dívida pública afundou para 246,9 mil milhões em junho, o que significa uma redução de mais de cinco mil milhões de euros em comparação com o mês anterior, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

"Em junho de 2019, a dívida pública situou-se em 246,9 mil milhões de euros, diminuindo 5,6 mil milhões de euros relativamente ao final de maio. Para esta diminuição contribuiu essencialmente a redução dos títulos de dívida", pode ler-se no comunicado do BdP

O valor da dívida pública na ótica de Maastricht, que é a que conta para Bruxelas, atingiu 246,933 mil milhões de euros em junho, depois de em maio ter cifrado um máximo nos 252,5 mil milhões de euros

No entanto, nesse mês, recorde-se, Portugal colocou dois mil milhões de renmimbi (o equivalente a 260 milhões de euros) em 'Panda Bonds' a três anos, naquela que foi a primeira emissão em moeda chinesa de um país da zona euro e a terceira de um país europeu. Apesar de tudo, o valor não foi suficientemente relevante para 'mexer' com o valor da dívida em termos nominais, pelo que o BdP atribuiu o acréscimo à emissão de certificados do Tesouro

Por norma, o valor da dívida pública costuma ser maior nos primeiros meses do ano, porque é quando a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza mais leilões de obrigações.

No entanto, apesar do aumento do valor nominal da dívida pública, o seu peso na economia tem caído devido ao contributo positivo do crescimento do PIB. Os dados do mês passado mostraram que o 'peso' da dívida pública no produto interno bruto (PIB) era de 123% no final do primeiro trimestre.

No Programa de Estabilidade 2019-2023, o Governo antecipa um rácio da dívida pública de 118,6% do PIB este ano. Já para 2023, o último ano considerado no Programa, o executivo antecipa que a dívida pública se situe abaixo dos 100%, nos 99,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório