Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Dívida pública sobe para novo máximo. Está nos 252,5 mil milhões

Dados foram divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta segunda-feira.

Dívida pública sobe para novo máximo. Está nos 252,5 mil milhões
Notícias ao Minuto

10:48 - 01/07/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia BdP

O montante da dívida pública voltou a subir em maio. O Banco de Portugal (BdP) divulgou, esta segunda-feira, que o valor da dívida pública se situou nos 252,5 mil milhões de euros até maio. Este valor representa um ligeiro acréscimo face aos 252,4 mil milhões registados até abril.

"Em maio de 2019, a dívida pública situou-se em 252,5 mil milhões de euros, aumentando 0,2 mil milhões de euros relativamente ao final de abril. Para esta subida contribuiu essencialmente o aumento de certificados do Tesouro e de empréstimos", explica o BdP.

Ainda assim, os dados revelados esta segunda-feira mostram que o valor da dívida pública na ótica de Maastricht, que é a que conta para Bruxelas, atingiu um novo valor máximo

Nesse mês, sublinhe-se, Portugal colocou dois mil milhões de renmimbi (o equivalente a 260 milhões de euros) em 'Panda Bonds' a três anos, naquela que foi a primeira emissão em moeda chinesa de um país da zona euro e a terceira de um país europeu. Apesar de tudo, o valor não foi suficientemente relevante para 'mexer' com o valor da dívida em termos nominais, daí que o BdP atribua o acréscimo à emissão de certificados do Tesouro. 

Por norma, o valor da dívida pública costuma ser maior nos primeiros meses do ano, porque é quando a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza mais leilões de obrigações.

No entanto, apesar do aumento do valor nominal da dívida pública, o seu peso na economia tem caído devido ao contributo positivo do crescimento do PIB. Os dados do mês passado mostraram que o 'peso' da dívida pública no produto interno bruto (PIB) era de 123% no final do primeiro trimestre.

No Programa de Estabilidade 2019-2023, o Governo antecipa um rácio da dívida pública de 118,6% do PIB este ano. Já para 2023, o último ano considerado no Programa hoje apresentado, o executivo antecipa que a dívida pública se situe abaixo dos 100%, nos 99,6%.

[Notícia atualizada com mais informação às 11h13]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório