Pesca da sardinha com limite de capturas até 2.181 toneladas começa hoje

O limite total de capturas de sardinha desce a partir de hoje para 2.181 toneladas, abaixo das 5.000 toneladas que vigoraram até agora, uma quota estabelecida para assegurar a sustentabilidade do 'stock'.

Proibição de pesca de sardinha está afastada e campanha começa mais tarde

© iStock

Lusa
01/08/2019 06:39 ‧ 01/08/2019 por Lusa

Economia

Stock

Até ao final de julho, o limite de capturas fixava-se em 5.000 toneladas e, a partir de hoje, passa para as 2.181 toneladas, perfazendo um total de 7.181 toneladas, valor acordado entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia para garantir a sustentabilidade do 'stock' de sardinhas.

"As estimativas que existem [apontam] para uma ligeira recuperação da biomassa, mas é necessário continuar os esforços. Reconhecemos que esta ligeira recuperação se deve muito aos esforços que o setor tem vindo a desenvolver [...], mas essa recuperação tem que ser visualizada e consolidada com base nos dados científicos", afirmou no final de maio o secretário das Pescas, José Apolinário.

A pesca da sardinha esteve interdita entre setembro de 2018 e 03 de junho deste ano.

Porém, mantêm-se algumas restrições, sendo proibido capturar este pescado aos fins de semana, feriados e às quartas-feiras.

De acordo com um diploma publicada em Diário da República em 25 de julho, os limites diários de captura para embarcações com comprimento igual ou inferior a nove metros é de 1.012 (45 cabazes), para barcos com comprimento superior a nove metros e inferior ou igual a 16 metros de 2.124 (90 cabazes) e para embarcações com comprimento superior a 16 metros de 3.036 (135 cabazes).

Por outro lado, o "máximo diário de capturas de sardinha calibrada como T4 é de 450 kg [...], não podendo ser descarregadas e/ou colocadas à venda às quartas-feiras, para além do fim de semana e dias de feriado nacional".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas