Os responsáveis europeus estão a ponderar colocar a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, no cargo de presidente do Banco Central Europeu (BCE), de acordo com a Bloomberg, que cita fontes próximas do assunto.
O nome de Lagarde é uma das peças-chave que constam na mais recente lista de candidatos para os principais cargos da União Europeia (UE), que tem vindo a ser discutida desde domingo, altura em que arrancou o Conselho Europeu.
O Conselho Europeu extraordinário foi retomado, esta terça-feira, com os líderes dos 28 a prosseguirem as consultas de modo a desbloquear o impasse nas nomeações para os lugares de topo europeus.
Embora a presidência da assembleia europeia seja decidida pelos eurodeputados, é tradicionalmente também negociada em 'pacote', juntamente com a presidência da Comissão, do Conselho Europeu, do Banco Central Europeu e o cargo de Alto Representante para a Política Externa, de modo a serem respeitados os necessários equilíbrios (partidários, geográficos, demográficos e de género) na distribuição dos postos.