Meteorologia

  • 20 JULHO 2019
Tempo
25º
MIN 22º MÁX 29º

Edição

Renault chega a acordo sobre a sua representação na gestão da Nissan

O construtor automóvel Renault chegou a acordo com a Nissan sobre a sua representação na nova gestão do fabricante japonês, anunciou hoje o grupo francês em comunicado.

Renault chega a acordo sobre a sua representação na gestão da Nissan
Notícias ao Minuto

16:58 - 20/06/19 por Lusa

Economia Renault-Nissan

Este acordo abre caminho a um voto positivo da Renault na assembleia-geral de acionistas da Nissan sobre este assunto, na próxima terça-feira.

O construtor francês, principal acionista da Nissan com 43% do capital, tinha ameaçado não votar a favor da proposta se dois dirigentes seus, Jean-Dominique Senard e Thierry Bolloré, não estivessem representados nas novas instâncias de administração da Nissan, impedindo que recebesse os dois terços de apoios necessários.

Segundo fonte próxima do grupo, citada pela AFP, Senard, presidente da Renault, vai ter assento no comité de nomeações da Nissan e Bolloré, diretor-executivo, ficará na comissão de auditoria, não havendo qualquer representante francês num terceiro comité sobre remunerações. Os três comités são propostos num plano de reestruturação do fabricante japonês, recomendado para impedir a falta de controlo atribuída à anterior gestão de Carlos Ghosn.

A Renault "acolhe com satisfação a decisão da Nissan de dar aos seus dois representantes um lugar nos comités da Nissan, que serão apresentados à assembleia-geral de acionistas de 25 de junho", precisou o grupo francês em comunicado.

O acordo "confirma o espírito de diálogo e respeito mútuo que existe no seio da aliança", segundo o comunicado.

Senard e Bolloré são os dois representantes da Renault no Conselho de Administração da Nissan.

Inicialmente a Nissan manifestara reservas em relação a designar Bolloré para um dos comités, dado que este dirigente apoiou durante bastante tempo Carlos Ghosn, antigo líder da Nissan e da Renault, detido no Japão em novembro e acusado de irregularidades financeiras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório