Meteorologia

  • 15 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

UE adota regras mais estritas para métodos de pesca

A União Europeia (UE) adotou hoje novas regras para as atividades de pesca, com o objetivo de preservar os ecossistemas, incluindo a proibição de métodos como a utilização de impulsos elétricos.

UE adota regras mais estritas para métodos de pesca
Notícias ao Minuto

12:52 - 13/06/19 por Lusa

Economia impulsos elétricos

O novo quadro legislativo, hoje aprovado pelo Conselho da UE, estabelece as práticas e condições que as atividades de pesca devem seguir em todas as águas do bloco comunitário, centradas na conservação dos recursos haliêuticos e proteção dos ecossistemas marinhos.

O regulamento introduz a total proibição da pesca com utilização de impulsos elétricos a partir de 01 de julho de 2021, salvaguardando a possibilidade de os Estados-membros proibirem ou restringirem imediatamente este tipo de pesca nas suas águas costeiras.

Serão proibidos métodos de pesca como os que recorrem a explosivos, veneno, substâncias soporíferas, corrente elétrica, martelos pneumáticos ou outros instrumentos de percussão que possam danificar qualquer tipo de coral.

As medidas adotadas abrangem ainda questões como as malhagens, as zonas de proibição da pesca e os defesos sazonais.

Têm como objetivo minimizar o impacto das atividades de pesca nos ecossistemas marinhos e no ambiente, mas também simplificar e aproximar o processo de tomada de decisões dos pescadores e das comunidades costeiras, através do reforço da regionalização e de uma abordagem da base para o topo.

As novas regras, que abrangem sobretudo a pesca comercial e, quando pertinente, a pesca recreativa, destinam-se a aumentar a seletividade das artes de pesca, reduzindo as capturas indesejadas de espécies marinhas de tamanho inferior ao mínimo de referência de conservação e as capturas acessórias de espécies marinhas sensíveis e não comerciais, incluindo mamíferos como as baleias, os golfinhos e as toninhas, as aves marinhas e os répteis marinhos.

Será ainda proibida a pesca de espécies raras, como certos tubarões e raias.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório