Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Subida do preço das casas em Lisboa 'afasta' residentes para a periferia

Relatório da Moody's revela que a população na capital portuguesa está a descer, em contraste com o que se passa nas principais cidades europeias.

Subida do preço das casas em Lisboa 'afasta' residentes para a periferia
Notícias ao Minuto

08:20 - 30/05/19 por Noticias ao Minuto com Lusa

Economia Lisboa

Já há vários meses que o mercado imobiliário está em alta e, por isso, os efeitos fazem-se sentir na população residente. Os números revelam que a população residente em Lisboa está a cair, ao contrário do que acontece nas principais cidades europeias. A culpa é do preço das casas, de acordo com um relatório da Moody's

De acordo com os dados da agência, a população na cidade de Lisboa está a descer, 7% desde 2011 (dados do Instituto Nacional de Estatística - INE), em contraciclo com as congéneres europeias.

Ainda assim, apesar da valorização dos últimos meses, os preços das casas em Lisboa são mais baixos do que o de outras cidades europeias - quase 193 mil euros em média para uma habitação com 70 metros quadrados. Porém, o rendimento disponível dos habitantes está entre os mais baixos

Qual é a ligação? "Desde 2012, a inflação rápida dos preços das casas em certas cidades grandes europeias tem vindo a ultrapassar o crescimento do rendimento disponível dos residentes, reduzindo a acessibilidade, sobretudo em Amesterdão, Paris e Londres. Em consequência, potenciais compradores de casas pela primeira vez ou estão a adiar ou a abandonar os seus planos para comprar propriedades numa grande cidade, gerando maior procura no arrendamento ou compras em localidades nos subúrbios", explica a agência Moody's.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório