Meteorologia

  • 16 JUNHO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 24º

Edição

Tiago Braga nomeado pelo Governo para presidente da Metro do Porto

O engenheiro Tiago Braga foi nomeado pelo Governo para ser o novo presidente da Metro do Porto, substituindo Jorge Delgado, que em fevereiro saiu para a Secretaria de Estado das Infraestruturas, disse hoje à Lusa o Ministério do Ambiente.

Tiago Braga nomeado pelo Governo para presidente da Metro do Porto
Notícias ao Minuto

16:41 - 24/05/19 por Lusa

Economia Metro do Porto

Tiago Braga é, atualmente, administrador não executivo da empresa e junta-se na administração, na lista de nomes indicados pelo Governo e já analisados pela Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (Cresap), a Pedro Azeredo Lopes (atualmente administrador executivo da empresa) e a Lúcia Lourenço.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente acrescentou que Pedro Azeredo Lopes vai ficar com o pelouro financeiro da Metro do Porto, que terminou 2018 com um prejuízo de 95,7 milhões de euros, segundo revela a proposta da Assembleia Geral (AG) de 31 de maio, onde vão ser votados os órgãos sociais para o triénio 2019-2021.

Tiago Braga, Pedro Azeredo Lopes e Lúcia Moreira Leão Barbosa Lourenço são, assim, as três pessoas indicadas pelo Governo para a administração da Metro do Porto.

O Conselho de Administração da empresa será ainda composto por Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, que se mantém como administrador não executivo, segundo proposta hoje aprovada no Conselho Metropolitano do Porto (CmP).

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, e a vereadora dos Transportes da Câmara do Porto, Cristina Pimentel, assumem igualmente funções não executivas na nova administração da Metro, de acordo com a deliberação do CmP.

O CmP indicou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, para presidente da Assembleia-Geral da Metro do Porto.

Para o Conselho Fiscal, o CmP indicou como efetivo um elemento da Câmara Vila do Conde, cujo nome ainda não foi confirmado, e como suplente José Luís Ramos, da Câmara da Póvoa de Varzim.

A Assembleia-Geral eletiva da Metro do Porto está marcada para as 15:00 do dia 31 de maio.

A empresa está sem presidente do Conselho de Administração desde fevereiro, quando Jorge Delgado, que liderava a Metro do Porto desde 2016, tomou posse como secretário de Estado das Infraestruturas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório