Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Governo destaca taxa de desemprego "mais baixa dos últimos 17 anos"

O secretário de Estado do Emprego disse hoje que a taxa de desemprego em fevereiro, de 6,5%, "é a mais baixa dos últimos 17 anos", acreditando que o mercado de trabalho vai continuar a evoluir positivamente.

Governo destaca taxa de desemprego "mais baixa dos últimos 17 anos"
Notícias ao Minuto

17:15 - 29/04/19 por Lusa

Economia Reação

Miguel Cabrita reagia assim, em declarações à Lusa à margem de uma conferência, em Lisboa, aos dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que indicam uma redução da taxa de desemprego para 6,5% em fevereiro, menos 0,1 pontos percentuais face a janeiro e uma queda de 1,1 pontos percentuais comparando com o mesmo período do ano passado.

"Houve uma diminuição em cadeia de uma décima, mas acima de tudo houve uma diminuição de mais de um ponto percentual em termos homólogos", destacou o governante, assinalando que a taxa de desemprego de 6,5% "é a mais baixa dos últimos 17 anos".

O secretário de Estado acrescentou que se trata de "mais uma manifestação da evolução positiva sustentada que o mercado de trabalho tem vindo a ter".

Embora as descidas do desemprego em cadeia estejam a abrandar, Miguel Cabrita recusou a ideia de que haja uma estabilização na redução do desemprego.

"É evidente quando caminhamos para taxas de desemprego muito baixas, a evolução não pode ser igual àquela que havia quando havia taxas de desemprego muito elevadas", considerou o governante.

Ainda assim, "continua a haver perspetivas positivas de evolução do mercado de trabalho", defendeu, destacando os "bons sinais" registados pelo índice de clima económico e indicadores relativos à confiança dos consumidores.

Miguel Cabrita salientou ainda a redução homóloga de quatro pontos percentuais no desemprego jovem, para 16,9%, considerando que "é um progresso muito grande em relação a dados anteriores" onde a taxa neste segmento estava perto de 20%.

Segundo o INE, "em fevereiro de 2019 a taxa de desemprego situou-se em 6,5%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao do mês anterior, em 0,2 pontos percentuais ao de três meses antes e em 1,1 pontos percentuais ao do mesmo mês de 2018".

Este valor representa uma revisão em alta de 0,2 pontos percentuais da estimativa provisória divulgada há um mês.

Em fevereiro, a população desempregada foi estimada em 336,3 mil pessoas, tendo diminuído 1,5% (5,2 mil) em relação a janeiro de 2019, 2,6% (9,0 mil) em comparação com novembro de 2018 e 14,1% (55,0 mil) relativamente a fevereiro de 2018, depois de uma revisão em alta de 2,8% (9,0 mil) da estimativa provisória.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório