Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Esteja atento: Estas notas são as mais falsificadas

Conheça também alguns fatores que podem ajudar a distinguir uma nota verdadeira de uma falsa.

Esteja atento: Estas notas são as mais falsificadas
Notícias ao Minuto

07:59 - 23/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Banco Central

As notas de 50 euros e as 20 euros são as mais falsificadas, sendo que as primeiras lideram mesmo o número de contrafações, de acordo com dados do Banco Central Europeu (BCE). No entanto, o número de falsificações, no geral, tem vindo a diminuir, segundo o banco central. 

Na segunda metade do ano passado foram detetadas 262 mil notas falsificadas em circulação, valor que compara com as 301 mil apreendidas na primeira metade do ano.

Apenas para ter uma referência, na segunda metade do ano de 2015 o número de notas falsificadas foi de 445 mil, um número bem acima do que os que são registados atualmente. 

Do total de notas contrafeitas, a maioria é de 50 euros (61,8%), de acordo com os dados do BCE. Seguem-se as notas de 20 euros (22,7%) e as de 100 euros (9%). Por outro lado, as notas menos falsificadas são as de 200 euros e as de 500 euros (0,9% e 1,4%, respetivamente). 

Como detetar uma nota falsa?

De acordo com o Banco de Portugal (BdP) há alguns elementos presentes nas notas que permitem identificar, à partida, se a mesma é verdadeira ou não. Eis alguns deles: 

  • Confira os elementos de segurança - "Os elementos de segurança podem ser verificados facilmente, sem recurso a equipamentos de apoio. Basta tocar, observar e inclinar a nota (metodologia Tocar-Observar-Inclinar)";
  • Tocar - "Toque na nota e sinta a textura e firmeza do papel de algodão, bem como a rugosidade nos elementos impressos em relevo: as iniciais do BCE, o pórtico ou janela, a denominação e as marcas táteis";
  • Observar - "Observe as notas de euro à transparência (contra uma fonte de luz) e verifique a presença das marcas de água, do filete de segurança, da janela com retrato (nas notas 20 e 50 euros da série Europa) e do registo frente/verso (apenas nas notas da série 1)";
  • Inclinar - Nas da série Europa (as mais antigas) deve verificar a banda holográfica com retrato, que exibe um retrato de Europa (figura mitológica grega), uma janela ou pórtico e o(s) algarismo(s) representativo(s) do valor da nota. Nas da série 1 (as mais recentes) deve identificar o elemento holográfico e elemento que muda de cor (nas notas de 50, 100, 200 e 500 euros). 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório