Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

A partir de maio, isto vai mudar nos maços de tabaco

O Governo mantém o preço da estampilha das embalagens de tabaco à venda nos últimos sete meses deste ano, mas altera para azul a cor de fundo do selo, segundo um diploma hoje publicado.

A partir de maio, isto vai mudar nos maços de tabaco
Notícias ao Minuto

13:04 - 22/04/19 por Lusa

Economia Governo

Depois das tonalidades verde em 2018, e rosa este ano até 20 de maio, o Governo decretou hoje, em portaria publicado em Diário da República, que é azul a cor de fundo das estampilhas especiais para os produtos sujeitos a imposto do tabaco introduzidos no consumo até 31 de dezembro de 2019.

As alterações do modelo da estampilha especial fornecida pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, como o tamanho e a cor, entram em vigor a partir de 20 de maio deste ano.

No entanto, o preço da estampilha mantém-se, depois de ter subido em janeiro para 0,00443 euros na versão não autocolante e 0,03245 euros no autocolante, face ao custo fixado em 2018 de 0,00437 e 0,03201 euros, respetivamente.

Saiba mais: Tabaco aquecido: Futuro otimista para o vício ou igualmente nocivo?

O preço unitário da estampilha especial é fixado anualmente até ao final do mês de junho do ano precedente, por despacho do ministro das Finanças, o qual determina ainda a cor de fundo da estampilha especial, diferenciada por ano económico.

Mas no diploma hoje publicado, que entra terça-feira em vigor, o Governo define que as estampilhas requisitadas após 15 de outubro do ano económico a que respeitem e que ultrapassem o limite de 5% da quantidade constante da última requisição efetuada antes daquela data, vão sofrer um acréscimo de 20% no respetivo preço unitário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório