Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Como é que se altera a morada fiscal (e quando deve fazê-lo)

Há duas formas de o fazer, pode ser através da Internet ou presencialmente.

Como é que se altera a morada fiscal (e quando deve fazê-lo)
Notícias ao Minuto

07:30 - 13/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Finanças

Sempre que decidir comprar, arrendar ou mudar de casa deve alterar a morada fiscal. Caso contrário, estará a abdicar de vários benefícios fiscais. A boa notícia é que agora não é necessário alterar o documento de identificação para este efeito. 

Então o que é necessário fazer? De acordo com a plataforma de comparação de produtos de crédito ComparaJá.pt, a alteração de morada é um procedimento que pode ser feito online ou através dos notários ou Espaços Cidadão. 

Mas vamos por partes. Antes de mais importa que tenha consigo a informação completa sobre a nova morada fiscal, o seu cartão de cidadão, bem como o respetivo PIN e, ainda, a senha de acesso ao Portal das Finanças - caso decida efetuar este procedimento online. 

  • Como o fazer através do Portal das Finanças

A primeira coisa coisa a fazer é iniciar sessão com as suas credenciais. Depois, deve aceder à área 'Cidadãos', em 'Serviços' carregue em 'Entregar' e, por fim, em 'Pedido' selecione 'Alteração de Morada'. De seguida, deve inserir a nova morada, confirmar todos os dados e carregar em 'Submeter'.

Depois, deverá receber uma carta com a confirmação. Assim que a tiver, deve aceder novamente ao Portal das Finanças, prosseguir para a área 'Cidadãos', seguida de 'Entregar' e, depois, selecionar a opção 'Confirmar Morada'. Nesta etapa, deve então inserir o código de ativação recebido pelo correio e, finalizado este passo, ficará então com a morada fiscal alterada, de acordo com o mesmo portal. 

  • Fazer a alteração num balcão

"Se não tiver um leitor de Cartão de Cidadão ou não estiver disposto a adquirir um, a alternativa que resta é dirigir-se a um balcão do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), a uma Loja do Cidadão ou a um dos Espaços Cidadão. No entanto, note que terá de se deslocar duas vezes a esta entidade", refere o ComparaJá.pt, uma para fazer o pedido e a outra para confirmar a nova morada. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório