Meteorologia

  • 16 JUNHO 2019
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Preço de venda das casas em Portugal subiu 15,4% em dezembro

O preço de venda das casas em Portugal continental aumentou 15,4% em dezembro de 2018, face a igual mês do ano anterior, de acordo com os dados hoje divulgados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais.

Preço de venda das casas em Portugal subiu 15,4% em dezembro
Notícias ao Minuto

11:25 - 12/03/19 por Lusa

Economia Estudo

O indicador que acompanha a evolução dos preços efetivos de transação de habitação no país.

"Esta subida representa uma aceleração face aos 12,8% registados no final de 2017 e reflete o comportamento homólogo predominante ao longo de 2018, que entre abril e setembro se situou entre os 15% e os 16%, chegando mesmo a atingir mais de 17% meses de outubro e novembro", refere numa nota.

Ainda assim, continua, "o desempenho homólogo dos preços em dezembro apresenta um arrefecimento face ao mesmo indicador observado no mês anterior, quando foi atingida a valorização mais elevada em 10 anos (17,3%)".

Em termos mensais, os preços encerraram o ano em estabilização, apresentando uma diferença residual de -0,1% em dezembro comparativamente com o mês anterior.

Em termos gerais, segundo a Confidencial Imobiliário, 2018 deu continuidade ao ciclo ininterrupto de cinco anos de valorizações homólogas (desde finais de 2013), o qual se intensificou fortemente desde meados de 2017, período a partir do qual os preços residenciais observam subidas homólogas superiores a 10%.

"Na sequência deste percurso de recuperação, os preços da habitação em Portugal apresentam um ganho de 46% face a meados de 2013, quando atingiram o seu ponto mais baixo", acrescenta.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório