Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Montepio vai recorrer das multas do Banco de Portugal

O chairman do Banco Montepio, Carlos Tavares, disse hoje que a instituição vai recorrer das multas aplicadas pelo Banco de Portugal, no valor de 2,5 milhões de euros, cujo valor foi provisionado nas contas de 2018.

Montepio vai recorrer das multas do Banco de Portugal
Notícias ao Minuto

18:36 - 11/03/19 por Lusa

Economia Banca

"O Conselho de Administração tomou uma decisão baseada no parecer dos advogados de recorrer", disse Carlos Tavares sobre as multas decretadas pelo Banco de Portugal ao Banco Montepio.

"O único requerimento que os auditores [das contas do banco] fizeram relativamente a este processo foi o da coima do próprio banco, baseado na interpretação que eu julgo que é linear da deliberação da assembleia geral, que é concordante também com a dos nossos serviços jurídicos, e portanto provisionámos a coima relativamente ao banco", explicou Carlos Tavares durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados de 2018 do Banco Montepio.

Sobre o recurso, Carlos Tavares disse que, "de acordo com o parecer dos advogados do banco", este vai tentar fazer com que a coima seja inferior.

O chairman do Montepio, esclareceu ainda que não será o banco a pagar as coimas de antigos administradores.

Quando questionado se face ao não provisionamento nas contas de 2018 das multas a anteriores administradores isso significaria que o banco não as ia pagar, Carlos Tavares respondeu afirmativamente.

"A sua interpretação é correta", disse Carlos Tavares.

No dia 21 de fevereiro foi dado a conhecer que o Banco de Portugal condenou Tomás Correia a uma multa de 1,25 milhões de euros no âmbito das suas funções quando era presidente do banco Montepio.

Para além de Tomás Correia, o regulador e supervisor bancário condenou outros sete ex-administradores do banco (com multas entre 17,5 mil e 400 mil euros) e ainda o próprio banco, em 2,5 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório