Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mulheres ganham menos do que homens, mas a diferença vai ser fiscalizada

Comemora-se esta sexta-feira o Dia Internacional da Mulher. As diferenças salariais entre géneros ainda são uma realidade, mas a fiscalização às empresas vai ser mais apertada.

Mulheres ganham menos do que homens, mas a diferença vai ser fiscalizada
Notícias ao Minuto

07:47 - 08/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

As mulheres ganham, em média, menos 157 euros do que os homens em Portugal, mas esta diferença salarial entre géneros vai começar a ser fiscalizada pelo Governo e as denúncias também passam a ser mais facilitadas, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

"Em Portugal, as mulheres ganham, em média, menos 157 euros por mês do que os homens. Uma diferença de 58 dias de trabalho pago. Até nas atividades em que estão em maioria, como os setores da saúde e do apoio social, elas ganham menos do que eles", pode ler-se no comunicado divulgado pela associação. 

Apesar de os números revelarem que ainda não existe igualdade a este nível, a DECO refere que as denúncias vão passar a ser mais facilitadas. Isto porque no segundo semestre do ano as denúncias vão passar a ser feitas através de um processo específico.

"Os trabalhadores, ou um representante sindical, passam a poder pedir à CITE [Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego] que emita pareceres vinculativos sobre situações em que entendam ser vítimas de discriminação em função do sexo apesar de prestarem um trabalho igual ou de igual valor", esclarece a associação. 

Recorde-se também que já estão em vigor as novas medidas para promover a igualdade salarial, que vem estabelecer "maior rigor e na recolha e divulgação da informação, reforça o papel da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e exige às empresas uma política remuneratória transparente". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório