Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

O que precisa de saber para escolher um 'bom' PPR

Além do retorno, há outro aspeto muito importante ao qual deve prestar atenção na hora de escolher o melhor PPR.

O que precisa de saber para escolher um 'bom' PPR
Notícias ao Minuto

07:30 - 09/03/19 por Notícias ao Minuto

Economia Dicas

Escolher o Planos Poupança Reforma (PPR) que melhor se adapta às suas necessidades pode não ser uma tarefa simples, mas é mais fácil se souber o que faz um PPR ser melhor do que outro. Uma das características mais importantes é o retorno que geram, mas há outras coisas importantes. 

Se já tem um PPR mas quer saber se é o melhor para si, em primeiro lugar deve olhar para o "extrato que o banco lhe envia anualmente, que contém a informação de quanto é que o seu PPR está a render. Por exemplo, se o retorno que está a obter é de 0,01%, então claramente não tem um bom PPR e o melhor é mudar o quanto antes", explica a plataforma.

A plataforma de comparação de produtos de crédito ComparaJá.pt, diz que existem três tipos de comissões associadas aos PPR, entre as quais: 

  • Comissões de subscrição: são pagas no momento da subscrição do PR ou sempre que se realizem reforços no montante investido; 
  • Comissões de transferência: aplicam-se aos PPR sob a forma de seguros e são cobradas caso pretenda transferir o seu PPR para outro tipo de produto; 
  • Comissões de reembolso: são cobradas no momento do resgate do PPR. 

Porque que as comissões são importantes? "Quanto mais elevadas forem as comissões, mais baixo será o retorno total que pode obter", tal como explica a plataforma. 

Uma análise do ComparaJá ao 'mercado dos PPR' conclui que muitos "não cobram comissões de subscrição e quase todos possuem capital garantido, sendo que 11 não garantem rentabilidade". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório