Crédito Agrícola aprova maioria de membros independentes

A assembleia-geral da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo aprovou hoje que sejam independentes a maioria dos membros do Conselho Geral e de Supervisão, alterando os estatutos.

Notícia

© Crédito Agrícola

Lusa
14/02/2019 14:46 ‧ 14/02/2019 por Lusa

Economia

Banca

Segundo informação do Crédito Agrícola à Lusa, na reunião magna estiveram representadas 76 das 80 caixas de Crédito Agrícola Mútuo e a revisão dos estatutos foi aprovada por 75, com uma abstenção.

O Conselho Geral e de Supervisão tem, atualmente, nove elementos representantes das caixas agrícolas e terá de passar a ter cinco membros independentes, sem ligação às caixas.

A Caixa Central de Crédito Agrícola, a quem cabe a coordenação e supervisão das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, é liderada por Licínio Pina desde 2013, cujo segundo mandato acabou em final de dezembro passado, devendo haver eleições nos próximos meses para eleger nova equipa de gestão até 2021.

O grupo cooperativo Crédito Agrícola é composto por 80 caixas de Crédito Agrícola Mútuo, a Caixa Central e as empresas que detém, como seguradoras.

O grupo tem previsto fundir 20 caixas, passando das atuais 80 para 60, justificando com a pouca rentabilidade e eficiência de algumas e ainda com a necessidade de cumprir exigências regulamentares que só são possíveis com caixas de maior escala.

Os resultados de 2018 ainda não são conhecidos, sabendo-se apenas que no primeiro semestre teve lucros de 64,2 milhões de euros.

Já em 2017 obteve 150 milhões de euros de lucro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas