Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

E vão três? Grupo Lusíadas Saúde analisa suspensão de acordo com ADSE

Depois de dois grupos privados de saúde - José de Mello Saúde e Luz Saúde - terem suspendido o acordo com a ADSE, o Grupo Lusíadas Saúde anunciou esta quarta-feira que está a "analisar opções para a cessação das atuais convenções existentes".

E vão três? Grupo Lusíadas Saúde analisa suspensão de acordo com ADSE
Notícias ao Minuto

18:52 - 13/02/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Carreira

O Conselho de Administração do Grupo Lusíadas Saúde informou em comunicado que "está a analisar opções para a cessação das atuais convenções existentes com a ADSE, uma notícia avançada pelo site Observador. 

A decisão do Grupo Lusíadas Saúde foi anunciada esta quarta-feira, sem no entanto ser mencionada a data em que a eventual suspensão dos serviços ao abrigo da ADSE entrará em vigor. 

Tal como o grupo responsável pelos hospitais CUF e a Luz Saúde, o Grupo Lusíadas invoca dois motivos para ponderar a suspensão do acordo com o subsitema do Estado: as “regularizações a posteriori” e a “definição da tabela de preços”. 

"O conselho de administração do grupo Lusíadas Saúde está a analisar opções para a cessação das atuais convenções existentes com a ADSE, por considerar que o imperativo de garantia de qualidade e segurança clínica dos seus clientes (beneficiários desse subsistema público) poderá vir a ser sistemicamente afetado com as regras e procedimentos atualmente vigentes", refere o grupo em comunicado.

"A regularização dos preços dos atos médicos 'a posteriori' (mais de dois anos depois nos casos atuais em discussão) por parte da ADSE, sem ter em linha de conta o tratamento e atos prestados a cada cliente, de acordo com as suas necessidades específicas, e sem que o grupo Lusíadas Saúde possa ter conhecimento dos elementos comparadores que pudessem justificar tal redução", salienta. 

Já em relação à tabela de preços, o grupo refere que existe uma tabela "desajustada da realidade atual".

"Tratam-se de valores incompatíveis com os padrões de segurança e qualidade com que alinhamos a nossa prestação de serviços e com o nível de experiência que fazemos questão de garantir a todos os clientes que nos procuram, incluindo os beneficiários da ADSE", frisa o comunicado.

O grupo Lusíadas Saúde salienta que no contexto de cessação das atuais convenções, e depois de diversas reuniões internas com as suas unidades operacionais e respetivas direções clínicas, vai assegurar "o adequado acompanhamento e tratamento aos clientes" da ADSE que se encontrem a ser assistidos nas unidades do grupo e que criará uma "tabela própria para que os mesmos beneficiários possam aceder" às unidades de saúde, podendo depois "pedir o reembolso à ADSE em regime livre".

"O Grupo Lusíadas Saúde continua a manter-se, no entanto, totalmente disponível para a construção de soluções de parceria que garantam um compromisso justo, equilibrado, seguro, previsível e sustentável para todos os intervenientes, passível de garantir, acima de tudo, a qualidade dos atos e a segurança clínica para os clientes das suas unidades de saúde", explica.

O documento diz ainda que após a análise do conteúdo contratual das convenções em vigor, serão comunicados às partes os procedimentos operacionais relevantes, em especial "quanto aos prazos da cessação das convenções e consequente cessação da marcação de atos em regime convencionado".

A Lusíadas Saúde tem uma rede de 12 hospitais e clínicas de norte a sul do país.

[Notícia atualizada 19h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório