Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Dívida pública caiu para 244,9 mil milhões com pagamento ao FMI

Em dezembro, sublinhe-se, foi realizado o pagamento antecipado ao FMI.

Dívida pública caiu para 244,9 mil milhões com pagamento ao FMI
Notícias ao Minuto

11:01 - 01/02/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia BdP

A dívida pública desceu no último mês do ano passado para 244,9 mil milhões de euros, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). A contribuir para esta descida esteve o pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no valor de 5,5 mil milhões de euros. 

Ainda assim, saliente-se, em comparação com o mesmo período do ano anterior verificou-se um acréscimo de 2,1 mil milhões de euros. Este movimento é explicado pelo aumento das emissões de dívida, segundo o BdP. 

"Para este aumento contribuiu o acréscimo dos títulos de dívida (de 7,2 mil milhões de euros) e dos certificados do Tesouro (de 1,4 mil milhões de euros). Estas variações foram em parte compensadas pelo reembolso antecipado do remanescente dos empréstimos concedidos pelo Fundo Monetário Internacional no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira no montante de 5,5 mil milhões de euros", pode ler-se no comunicado divulgado pelo supervisor. 

Em novembro de 2018, a dívida pública atingiu um novo recorde, pelo segundo mês consecutivo, tendo atingido os 251,5 mil milhões de euros. Isto, ainda sem contabilizar o pagamento antecipado ao FMI, o que acabou por se concretizar em dezembro.

Os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 3,2 mil milhões de euros em 2018, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 5,3 mil milhões de euros em relação ao ano anterior, totalizando 228,3 mil milhões de euros, ainda segundo o BdP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório