As acções do BCP dispararam hoje 16,67% até aos 0,07 euros, na última sessão em que negociaram os direitos que permitem participar no aumento de capital do banco, um sinal de que os investidores aproveitaram este último dia para comprar os títulos que dão o passe para acompanhar a operação. No total, foram negociados 232 milhões de títulos do banco.
Até ao dia 28 de Setembro decorre o período de subscrição do aumento de capital do BCP, no valor de 500 milhões de euros e reservado a accionistas.
Contudo, os ganhos do BCP não foram suficientes para impedir que o PSI 20, principal índice accionista português, tenha descido 1,34% até aos 5.355,39 pontos, a acompanhar os recuos dos principais mercados europeus, numa sessão marcada pela divulgação de um relatório que mostrou que a confiança dos empresários alemães caiu inesperadamente em Setembro para mínimos de Fevereiro de 2010, registando o quinto recuo mensal consecutivo.
Em Lisboa, as acções da EDP perderam quase 3%, ao mesmo tempo que a Portugal Telecom recuou mais de 1%. Os títulos da Sonaecom e da Zon também corrigiram mais de 2,5%, depois dos fortes ganhos registados na sexta-feira, na sequência das declarações do presidente da Optimus e vice-presidente da Sonaecom sobre uma fusão entre as duas operadoras.