Energia. Este simulador levou a que 58% encontrassem preços mais baixos

Simulador de preços do regulador da energia foi lançado em maio do ano passado e só em 2018 registou um milhão de simulações.

Governo moçambicano aprova decretos para acelerar projetos de gás natural

© Getty Images

Beatriz Vasconcelos
15/01/2019 07:54 ‧ 15/01/2019 por Beatriz Vasconcelos

Economia

regulador

Mais de metade dos portugueses que utilizaram o simulador disponibilizado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) encontrou preços mais baixos. De acordo com o regulador, perante as quase um milhão de simulações, 58% dos portugueses encontrou um preço mais em conta face ao contrato atual e, desses, 82% manifestou intenção de mudar de comercializador. 

"A liberalização dos mercados de eletricidade e de gás natural em Portugal continental permite aos consumidores escolher livremente o seu fornecedor, existindo atualmente vários comercializadores que concorrem entre eles com preços de mercado", refere a ERSE em comunicado, o que justifica a disponibilização deste simulador. 

O simulador de preços de energia da ERSE, que pode consultar através deste link, apresenta todas as ofertas comerciais de 23 comercializadores na eletricidade e de oito comercializadores no gás natural, reunindo informação relativa a mais de 317 tarifários.

O objetivo é que os consumidores estejam informados sobre a "existência de ofertas comerciais mais vantajosas". 

"Utilizar um simulador de preços de energia é particularmente importante num contexto em que vários comercializadores anunciaram descidas nos seus tarifários no início deste ano. Uma vez que estas descidas podem ser diferentes entre os vários tarifários, é importante que cada consumidor escolha qual a melhor oferta para a sua situação em particular", conclui o regulador do setor. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas