Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

BCE identifica riscos de desaceleração do crescimento na zona euro

O Banco Central Europeu (BCE) considera que existem riscos de desaceleração do crescimento económico da zona euro e que o mercado espera que a subida das taxas de juro seja adiada, referem as atas da última reunião hoje publicadas.

BCE identifica riscos de desaceleração do crescimento na zona euro
Notícias ao Minuto

13:20 - 10/01/19 por Lusa

Economia Banco

Segundo as atas da última reunião de política monetária hoje divulgadas, o BCE também defende que "a situação continua a ser frágil" e que podem reaparecer rapidamente riscos e novas incertezas.

Na reunião os responsáveis também sublinharam que os mercados esperam que a primeira subida das taxas de juro do BCE seja adiada para finais de 2019 devido aos últimos dados económicos, que foram mais fracos do que o esperado devido a uma procura externa mais fraca e a fatores específicos de alguns países e setores como o automóvel na Alemanha.

O BCE deixou de comprar dívida pública e privada da zona euro no início de janeiro, mas vai continuar a reinvestir os títulos comprados que se vão vencendo.

Em dezembro o BCE afirmou que reinvestiria os títulos comprados "durante um período de tempo prolongado passada a data da primeira subida das taxas de juro".

O BCE considera que o seu principal instrumento para ajustar a política monetária é a orientação sobre as taxas de juro e por isso associou o reinvestimento dos títulos comprados que vencem à data da primeira subida das taxas de juro, segundo as atas.

O BCE empresta aos bancos semanalmente a uma taxa de juro nula e cobra a uma taxa de juro de 0,4% pelo excesso de reservas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório