Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Energia: "Não existem rendas excessivas no setor"

O presidente executivo da EDP Renováveis, João Manso Neto, defendeu hoje que não existem rendas excessivas na energia, e que os Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) têm mais riscos do que os Contratos de Aquisição de Energia (CAE).

Energia: "Não existem rendas excessivas no setor"
Notícias ao Minuto

14:35 - 18/12/18 por Lusa

Economia Manso Neto

"É meu objetivo hoje tentar contribuir para o esclarecimento de que não existem rendas excessivas associadas ao setor", afirmou hoje o também administrador do grupo EDP, em audição na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas aos produtores de eletricidade.

Logo na sua intervenção inicial, João Manso Neto defendeu que "os CMEC têm mais riscos do que os CAE", realçando que "o processo foi desenvolvido com absoluta transparência e objetividade" e que a EDP "não se podia acantonar, presa ao passado".

"Não nos podíamos acantonar, presos ao passado e decidimos que devíamos aderir à passagem para o mercado, mas com neutralidade", declarou.

Os CMEC são uma compensação relativa à cessação antecipada dos CAE, o que aconteceu na sequência da transposição de legislação europeia no final de 2004, tendo depois sido revistos em 2007. Ainda assim, mantiveram-se dois CAE -- Turbogás e Tejo Energia --, que são geridos pela REN Trading.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório