"É incrível que com um dólar muito forte e praticamente sem inflação, com o mundo a explodir à nossa volta, Paris a arder e a China em queda, o Fed (a Reserva Federal) esteja sequer a considerar mais uma subida de juros", escreveu hoje Donald Trump no Twitter.
As palavras do Presidente surgem quando os mercados esperam que, nas reuniões que decorrerão terça e quarta-feira, a Comissão Monetária da Reserva Federal norte-americana aumente as taxas de juros pela quarta vez este ano, para evitar o sobreaquecimento de uma economia impulsionada pelos cortes de impostos determinados pela administração Trump.
Rompendo com a tradição de respeito pela independência do banco central, Donald Trump há vários meses que critica as decisões monetárias da Reserva Federal, que tem vindo a fazer subir as taxas de juro, aumentando o custo do crédito ao consumo.
Por outro lado, as subidas de taxas de juro fortalecem o dólar, neutralizando as metas de redução do défice comercial do governo Trump, ao tornar mais baratas as importações e mais caras as exportações dos produtos norte-americanos.