Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2018
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 11º

Edição

Governo reafirma neutralidade carbónica com roteiro para próximas décadas

O Governo reafirma hoje o compromisso de Portugal atingir a neutralidade carbónica até 2050, na apresentação de um roteiro que define cenários macroeconómicos e apresenta modelos para as emissões de gases com efeito de estufa.

Governo reafirma neutralidade carbónica com roteiro para próximas décadas
Notícias ao Minuto

06:15 - 04/12/18 por Lusa

Economia Compromisso

O 'Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050' é apresentado numa sessão em Lisboa, na qual participam o ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

A neutralidade carbónica significa que as emissões de gases com efeito de estufa não ultrapassam a capacidade de as remover, por exemplo através da floresta.

Portugal quer chegar a essa neutralidade em 2050 e as metas e medidas para tal são apresentadas hoje, compreendendo por exemplo a eletrificação da economia, a produção de energia solar, a redução das emissões da indústria ou a redução dos resíduos urbanos.

O documento é apresentado durante a manhã, numa cerimónia em que se falará também de transportes e de mobilidade, de agricultura e florestas, de água, resíduos e economia circular, de energia e de indústria.

O roteiro defende que a próxima década será decisiva para Portugal ser neutro nas emissões carbónicas, com mais setores da economia a virarem-se para a eletricidade produzida a partir de fontes renováveis.

Já para 2030, pretende-se que 80% da energia produzida venham de fontes renováveis, chegando aos 100% progressivamente vinte anos mais tarde, de acordo com dados do Ministério do Ambiente.

É entre 2020 e 2030 que se "deverá verificar uma redução de emissões mais significativa", defende-se no documento que será hoje apresentado, segundo o qual em 2040 os veículos a gasolina deixarão de ser competitivos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório