A Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, que abriu uma investigação formal à VW, BMW e à Daimler. Em causa estão suspeitas de que as fabricantes automóveis formaram um cartel para limitar o desenvolvimento de 'energia limpa' para veículos.
De acordo com a comissária para a concorrência Margrethe Vestager, o cartel alegadamente formado pelas fabricantes automóveis poderá ter impedido a produção de carros menos poluentes.
“A Comissão [Europeia] está a investigar se a BMW, a Daimler e a Volkswagen concordaram em não competir entre si no desenvolvimento e aplicação de sistemas importantes para reduzir as emissões poluentes em veículos ligeiros a gasolina e a gasóleo. Essas tecnologias visam tornar os carros de passageiros menos prejudiciais para o ambiente", disse Margrethe Vestager, citada pelo Financial Times.
Segundo a responsável da UE, "se se provar, esse cartel pode ter negado aos consumidores a oportunidade de comprar carros menos poluentes, apesar de a tecnologia estar disponível para as fabricantes", de acordo com o mesmo comunicado.