Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

O que há em Portugal que está a atrair os investidores norte-americanos?

Na mais recente visita de António Costa aos EUA, o primeiro-ministro convidou os investidores californianos a investirem na região do Alqueva. O motivo é que são duas regiões semelhantes, mas em Portugal há mais... água.

O que há em Portugal que está a atrair os investidores norte-americanos?

Portugal está a tornar-se um ponto atrativo para os investidores, em especial para os agricultores norte-americanos da região da Califórnia, que lidam com a escassez de água. O principal ponto de interesse é o lago artificial do Alqueva, escreve a agência Reuters. Vamos perceber porquê. 

O lago do Alqueva, que é considerado o maior artificial da União Europeia (UE), com 250 quilómetros quadrados, fornece água a uma área do tamanho de Los Angeles, motivo pelo qual está a atrair investidores norte-americanos. 

Mas não só. A região tem sido muito procurada e, por isso, os preços subiram 50% nos útimos cinco anos, revela a Reuters.

E há de tudo: desde produtores de frutas europeus, produtores de azeite espanhóis ou até mesmo produtores de amêndoas e frutos silvestres provenientes da Califórnia e do Chile. 

Depois de Portugal ter mostrado que consegue conquistar os turistas, agora revela que também consegue conquistar os agricultores. 

"Temos água suficiente ao ponto de termos cinco anos de seca e eu não me preocupar com a água", disse Leal da Costa, um produtor de amêndoas californiano, que acrescenta também que a escassez de água sempre foi uma preocupação naquele Estado, que é o maior produtor mundial de amêndoas.

A Reuters destaca ainda a última visita do Primeiro-Ministro António Costa aos EUA, em junho, na qual o dirigente convidou os investidores da Califórnia a investir na região do Alqueva, uma vez que ambos os climas semelhantes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório