Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal apoia Moçambique em construção de infraestruturas de feira

Portugal vai apoiar Moçambique na construção de infraestruturas de base no espaço da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), anunciou hoje o diretor-geral da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (Apiex).

Portugal apoia Moçambique em construção de infraestruturas de feira
Notícias ao Minuto

20:21 - 28/08/18 por Lusa

Economia Facim

"A ideia é modificarmos este espaço para deixarmos de ter infraestruturas nómadas, com tendas arrendadas, e entrarmos numa fase de infraestruturas fixas e ordenadas", disse à Lusa Lourenço Sambo.

Aquele responsável falava durante o dia de Portugal na FACIM, num evento em que foi assinado o protocolo que prevê que Portugal apoie Moçambique na construção de uma infraestrutura fixa em Maracuene, província de Maputo.

A área, que acolhe anualmente a feira, tem um total de 70 hectares e está situada a quase 30 quilómetros do centro de Maputo.

"Queremos trazer um espaço bem idealizado e devidamente organizado para começarmos a projetar o desenvolvimento, tomando a experiência de organização de parques portugueses", observou Lourenço Sambo.

Também o presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Jorge Rocha de Matos, entende que a ideia é positiva, considerando que, além da FACIM, a ideia é também criar infraestruturas de base em outros polos comerciais do país.

"O que pretendemos fazer aqui é um polo de desenvolvimento que possa criar para Moçambique mais riqueza e ter uma oferta de infraestruturas que seja mais adequada para os empresários", observou Jorge Rocha de Matos.

O projeto ainda não tem datas nem orçamentos, mas as partes querem que até a próxima edição da FACIM "as mudanças comecem a ser notadas".

Além do protocolo para edificação de infraestruturas de base na FACIM, as partes assinaram outro documento, cujo objetivo é garantir que a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) partilhe, no geral, a sua experiência com a Apiex para o desenvolvimento e organização de parques comerciais ao longo do país.

A 54.ª edição da FACIM arrancou na segunda-feira e decorre até domingo, com o lema "Moçambique e o mundo: alargando o mercado, potenciando investimentos, promovendo parcerias".

O evento é organizado pela APIEX, que espera acolher este ano cerca de dois mil expositores e mais de 160 mil visitantes de 20 países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório