Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Bairros sociais de Penafiel e Guimarães com apoio de quase 597 mil euros

A reabilitação dos bairros Mário de Oliveira, em Penafiel, e São Gonçalo, em Guimarães, vai contar com um apoio financeiro da União Europeia de 596.683 euros, anunciou hoje o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Bairros sociais de Penafiel e Guimarães com apoio de quase 597 mil euros
Notícias ao Minuto

13:31 - 23/08/18 por Lusa

Economia Reabilitação

Em comunicado, o IHRU adianta que as candidaturas ao Programa Operacional Regional NORTE 2014-2020 para a intervenção naqueles barros, com o objetivo de "aumentar o bem-estar, o nível de conforto, a autoestima dos moradores", foram aprovadas.

As intervenções vão "beneficiar de forma direta 225 residentes", sendo que no bairro de Penafiel o investimento será de 319.805 euros (cofinanciado em 229.500 euros) e no de Guimarães serão investidos 437.856 euros, dos quais 367.183 vão ser assegurados pelo financiamento europeu.

As obras, descreve o texto, "irão incidir na reabilitação da envolvente exterior e nas áreas comuns do edificado, tendo como objetivos aumentar a eficiência energética das frações, aumentar a qualidade do ar no interior das habitações, travar a degradação do sistema estrutural e aumentar o conforto acústico e visual do edificado".

Segundo o IHRU, "através da intervenção no património, pretende-se [...] estender os seus efeitos positivos a toda a comunidade envolvente, que irá beneficiar da requalificação do território urbano, contribuindo assim para a qualificação social em diversos domínios e dinamização económica daqueles territórios".

O Bairro Social Mário de Oliveira, em Penafiel (distrito do Porto), foi construído em 1977 por iniciativa do Estado para "suprir carências habitacionais graves", apresentando atualmente um "notório estado de degradação, quer ao nível do edificado, quer ao nível do espaço público adjacente".

Neste bairro de Penafiel há uma população residente de 79 pessoas, correspondente às 32 habitações construídas.

Quanto ao Bairro Social São Gonçalo, em Guimarães (distrito de Braga), foi construído em 1973, igualmente por iniciativa do Estado, e "localizava-se em território periférico ao núcleo urbano da cidade" mas, descreve o texto, "com a expansão urbana das últimas décadas, é hoje parte integrante da malha urbana, ladeando uma das vias estruturantes da cidade de Guimarães".

Em São Gonçalo há uma população residente de 146 pessoas, correspondente às 72 habitações construídas neste bairro.

O IHRU refere ainda que as candidaturas agora aprovadas fazem parte do conjunto de projetos e candidaturas que o instituto desenvolveu para a reabilitação de 17 bairros sociais, totalizando 1.632 fogos, com um investimento que ascende a 16.335.371 de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório