Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Grupo CUF altera marca para Bondalti e quer liderar na Península Ibérica

O grupo químico CUF, que pertence ao Grupo José de Mello, assume a partir de hoje uma nova marca, Bondalti, num momento de reforço do investimento com o objetivo de se tornar o maior produtor de cloro da Península Ibérica.

Grupo CUF altera marca para Bondalti e quer liderar na Península Ibérica
Notícias ao Minuto

09:00 - 29/05/18 por Lusa

Economia Empresas

Segundo disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração da CUF, João de Mello, o grupo está numa nova fase de investimentos, depois de ter atingido há mais de um ano a capacidade máxima de produção das unidades de Estarreja, após um investimento de 125 milhões de euros, e de estar em curso um investimento total de 55 milhões de euros na unidade que comprou à Solvay na Cantábria, em Espanha, e que deverá estar operacional no segundo semestre de 2019.

"Com este investimento na Cantábria, mais o reforço em Estarreja e mais a estratégia de crescimento que continuamos a ter, penso que em um a três anos poderemos vir a ser líderes nessa área de negócio [de produção de cloro e derivados]", afirmou.

Atualmente, acrescentou João de Mello, a Bondalti (ex-CUF) é líder na Europa na produção e venda de anilina e mononitrobenzeno para mercado livre (há empresas a produzir mais mas utilizam o próprio produto e não vendem no mercado).

Sobre a alteração de identidade para Bondalti, João de Mello disse que o objetivo é tornar "a marca mais internacional", num momento em que está a reforçar a presença internacional: "'Bond' significa 'ligação' em inglês e 'Alti' é o desejo, a ambição de sermos número um, de estarmos à frente".

No Grupo José de Mello, a marca comercial CUF mantém-se apenas nos hospitais privados.

Sobre os próximos passos do grupo para crescer, o responsável disse que ainda estão "em análise", seja através de "de crescimento orgânico seja por aquisições".

A Bondalti, ex-CUF (Companhia União Fabril), é o maior produtor em Portugal de química industrial, tendo cerca de 340 trabalhadores em Portugal e 70 em Espanha, número que deverá aumentar para 100 funcionários com a abertura da fábrica na Cantábria.

Tem instalações industriais, em Portugal, em Estarreja, no Barreiro e em Coimbra, e em Espanha em Pontevedra e na Cantábria.

Em 2017, o grupo teve lucros de 17 milhões de euros, mais 40% do que em 2016, disse José de Mello à Lusa, acrescentando que o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) foi de 48 milhões de euros para uma faturação de 320 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório