Rio Ave e Tondela empataram a um golo no encerramento da 30.ª jornada do campeonato, num jogo marcado pela grande penalidade falhada por Guedes, que motivou o imediato castigo do técnico Miguel Cardoso, substituindo o avançado pouco depois.
No estádio dos Arcos, foram os vilacondenses a marcar primeiro. Aos 25' minutos, um grande passe de Pelé descobriu Guedes, o avançado trabalhou bem já dentro da área e serviu Diego Lopes, que, com um pontapé de primeira, bateu Cláudio Ramos e colocou o Rio Ave na frente do marcador.
Uma vantagem que poderia ter sido dilatada 10 minutos depois, altura em que Gonçalo Martins assinalou grande penalidade a castigar uma falta sobre Guedes. O próprio atacante encarregou-se da conversão, tentou um penálti 'à Panenka', mas... deu-se mal. O guarda-redes do beirões, Cláudio Ramos, ainda caiu para o lado direito, mas conseguiu desviar a bola por cima da baliza, evitando assim o segundo dos vilacondenses. Insatisfeito com a displicência do seu jogador, o treinador Miguel Cardoso operou de imediato a substituição e retirou Guedes de campo, lançando Gelson Dala no seu lugar. Um desfecho que não agradou ao avançado, que não escondeu a frustração já fora das quatro linhas.
Contudo, o maior castigo viria a surgir já mo segundo tempo. Num lance com o central Marcelo, Tomané caiu na grande área vilacondense e Gonçalo Martins não teve dúvidas em apontar de novo para a marca dos 11 metros, desta vez a favor do Tondela. Tomané assumiu a responsabilidade e empatou a partida para os comandados de Pepa.
Até ao final, o resultado já não se alterou. O Rio Ave recupera assim o quatro lugar, com 44 pontos, os mesmos do Marítimo, enquanto o Tondela mantém o 12.º posto, com 32.